quarta-feira, 7 de março de 2012

Battuta Mall

مرحبا
(Olá)

Estou de regresso para contar o dia de ontem - 06 de Março - sem que o computador bloqueie (acho que é mesmo por causa de carregar muitas fotografias).
O Bruno foi trabalhar por isso tive de me amanhar sozinha mas sem me aventurar muito. Fui até ao IBN Battuta Mall (http://www.ibnbattutamall.com/) que fica a uns 15 minutos daqui de casa a pé.
Como não sabia muito bem o caminho fui perguntando às pessoas que encontrava na rua! Eles não percebem o meu inglês e eu não percebo o deles...basiamente o "inglês" deles é árabe com uma ou outra palavra de inglês perdida ali pelo meio só para disfarçar. O primeiro a quem perguntei o caminho disse ali uns arrrnhsss e deve ter visto que nao tinha percebido nada. Apontou para a frente e disse: "One, two, three...see?" disse que sim e perguntei à próxima pessoa que apareceu à frente. A bem ou a mal cheguei lá!
É um centro comercial engraçado. Não é tão grande como o Dubai Mall, é um pouco maior do que o nosso centro comercial Vasco da Gama. Está dividido em 5 áreas: Índia, China, Persia, Egito, Tunísia e Andalusía, cada uma com uma decoração diferente!


Em termos de lojas já não tinham assim tantas conhecidas. Andei meia perdida lá pelo meio e agora que vejo o mapa não devo ter visto metade do centro comercial. Bem, já deu para ocupar a tarde!


Depois acabei por ir para casa que ainda tinha de ir ao supermercado comprar qualquer coisa para o jantar.
O supermercado é mesmo nas traseiras da nossa casa (Discovery Gardens). São os árabes que nos arrumam as compras nos sacos e se tivermos muitos até as trazem a nossa casa. Esta cidade é um óptimo sitio para nos tornarmos preguiçosos...até para deitar o lixo fora basta irmos ao fundo do corredor do nosso andar do prédio para abrir daquelas condutas (mesmo dos filmes americanos) e deitar o lixolá para dentro (uauuuu). Ir aqui é outra aventura...até porque fico imenso tempo para ler os rótulos dos produtos (para ter a certeza de que é aquilo que quero) e outro x tempo a olhar para o preço para fazer a conversão entre Dirahms e euros.
Precisava de comprar massa, carne picada, bacon e ovos e carregar o telemovel (que temos de comprar uns cartões de carregamento no supermercado). O sitio onde está a carne já eu sei bem por isso foi num instante, para a massa já tive de perguntar a um árabe onde é que estava, que teve de perguntar a outro, e este perguntou a outro que já sabia o significado de pasta. Ovos só encontrei dos orgânicos e bacon nem o vi e quando perguntei se tinham eles acharam que bacon era qualquer coisa de ambientador de spray (não consigo encontrar uma coisa dessas de spray que possa ter um nome igual a "bacon").
Quando fui para a caixa para pagar pedi o cartão de carregamento para o telemovel de 50 dhs (são 10 euros) e a senhora começou a perguntar-me se eu queria Du (que é a minha rede de telefone) ou outra qualquer mas eu não percebia nada do que ela queria dizer então perguntava "do what?!" até que ela me mostrou os cartões e eu disse admirada "ahhhh DU!!!! It's for DU"...senti-me muito estúpida, ainda por cima só tinha de 100 dhs (20 euros) então depois de tanto tempo com a confusão entre Du e Do que acabei por dizer "ah então deixe estar, obrigada!". Enfim...não sou muito boa a inglês mas acho que sou bem pior a conseguir entende-los!!

Lá cheguei a casa, vi a Betty Feia no canal Fox (legendado em árabe) e passado umas 3h voltei ao supermercado para comprar massa que me tinha esquecido e aproveitei para pedir noutra caixa pelo cartão de carregamento de telemovel (desta vez já dei as informações todas sobre o cartão que precisava). Finalmente carreguei o telefone!
Esqueci-me de contar que moramos num prédio em frente a uma mesquita por isso de 3 em 3 horas ouvimos as rezas deles. É mais assustador à noite, quando queremos dormir e está tudo em silêncio e começamos a ouvir "vozes do além" assim ao fundo. As músicas deles parecem todas iguais. Mesmo no anúncio que dá do Arab Idol as músicas que eles cantam é tudo o mesmo. E a língua deles é muito estranha (eles devem pensar o mesmo da nossa). Parece que estão sempre zangados (falam muito com R's e H's). No outro dia deixámos a televisão ligada num canal árabe e tive de ir tomar um aspegic passado um bocado...a lingua deles dá-me dores de cabeça lol 




Hoje, dia 7 de Março, já acordei um bocado tarde. Ainda ando com os horários trocados por isso nunca me deito antes das 5 da manhã por isso acordar também tem sido por volta das 15h =I foi o tempo de almoçar e tomar um banho para ir ter com o Almeida e o Bruno Marques lá a baixo à entrada do prédio para irmos beber um café à praia (o meu Bruno estava a trabalhar). Também ficámos só uma horinha e tal lá numa esplanada porque às 5:30/6 já começa a escurecer.
Amanhã vou ter com o Xico ao trabalho dele para falar com o chefe daquela equipa e ver se começo a formação o mais depressa possível.

Estou desejosa para estar à vontade aqui pela cidade para conseguir ser mais independente e não me perder a cada passo que dou.

Por hoje é tudo! Estes dias têm sido mais calminhos. A ver se ainda dá tempo para passear amanhã.

Beijinhos e saudades de todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário