quinta-feira, 15 de março de 2012

Souk Deira & Jumeirah Madinat

Olá mais uma vez!!
Não tenho conseguido atualizar isto todos os dias mas vamos lá pôr tudo aqui a par…
Ontem, dia 14, tivemos de ir a Deira à loja da Asus para pôr o portátil do Bruno a arranjar (continuamos sem computadores) e decidimos ir de metro (ele também ainda não tinha andado de metro desde que está cá). Não só ficava mais barato do que o táxi como eu tinha de começar a orientar-me no metro para quando for preciso ir ter com o Xico (ou simplesmente ir a algum lado). Apanhámos o metro no Battuta Mall (é a estação mais próxima de casa), comprámos os bilhetes e lá fomos nós.




Basicamente o metro deles é como o do Porto, não anda dentro de túneis, o que a meu ver até é mais agradável do que o metro de Lisboa que não nos dá grandes hipóteses de vista…ou controlamos o pessoal que está na nossa carruagem ou olhamos para a parede dos túneis. Aqui é difícil perdermo-nos no metro porque eles só têm 2 linhas, a vermelha e a verde por isso, caso seja preciso, só se muda de linha uma vez.




Saímos em Deira City Centre que ficava mesmo ao lado do edifício da Asus. Deixámos lá o portátil e fomos até aos Souks ver se víamos lembranças giras e típicas para trazer à família, assim como postais para mandar para Portugal (os souks de Deira são os mercados na zona mais pobre do Dubai que é onde vendem as coisas mais típicas e baratas da zona). O objetivo era ir ao Souk de especiarias porque tinha mais variedade mas andámos ali um bocado perdidos e só encontramos o de roupa e tecidos. Bem…imaginem o que é ter muitos “Qué flô” juntos…nós a passar pelo meio do mercado e vinha de 1 em 1 minuto um gajo qualquer perguntar-nos de queríamos relógios, malas, sapatos Alibaba…assim que olhávamos para qualquer coisa que estivesse numa montra vinha logo o dono perguntar se queríamos levar e que tinha mais coisas dentro da loja e para entrarmos…”podem entrar, não pagam para ver”, diziam eles…pois não mas se calhar tínhamos de pagar para sair...! Numa das ruazinhas mais estreitas vieram uns quantos ao mesmo tempo ter connosco…pareciam abutres…um deles até abraçou o Bruno e começou logo a pôr-lhe um lenço na cabeça (aqueles que eles usam muito cá) e assim que viram que ele estava ocupado veio logo outro de outra loja puxar-me a mim a querer vender-me caxemira e uma coisa para pôr na cabeça com brilhantes. Eu a dizer que não queria nada e ele continuava a perguntar-me o que é que eu queria e a dizer a lista de coisas que tinha para vender.





Parámos um bocado num café que vendia batidos com sumo natural. Pedimos um de cocktail de fruta (veio com um coração) e outro de meloa…eram óptimos...nem sabia de qual gostava mais!!!







Dali apanhámos um táxi e fomos para Madinat Jumeirah (que pelo que o pessoal que está cá diz, é o souk dos ricos), que é mais perto daqui de casa, para jantar. Adorei o sítio. Fomos ver as “barraquinhas” que aqui tinham e já comprei os ímans que me pediram em Portugal (os que haviam em Deira eram muito foleiros e cheios de brilhantes). 


Depois fomos jantar a um restaurante que se chama The Meat Co. (http://themeatco.com/locations/middle-east/dubai/madinat-jumeirah) com vista para um rio que tinha uns barquinhos a passar de vez em quando (tipo gondolas mas ninguém cantava).
Comemos um belo bife, acompanhado de batatas fritas e um vinho branco da África do Sul. Bebidas alcoólicas só são proibidas para os árabes mas as pessoas de fora pagam muito por ele (uma garrafa de vinho, por exemplo, é quase 20 euros) por isso foi uma noite excecional =)



Antes de irmos para casa ainda fomos até casa do Bruno que é ao lado da nossa para ver se ele me tinha conseguido arranjar o computador e estarmos um bocadinho com ele e com o Almeida.
E pronto! Foi isto! Gostei imenso do dia e dos sitios por onde passeámos.

Beijinhos a todos

Sem comentários:

Enviar um comentário